Range Rover Velar: Fomos conhecer os segredos para lhe contar tudo...
COVENTRY. O novo Land Rover Velar já está disponível, por encomenda, mas só chega a Portugal lá mais para o final do ano, com preços a partir de 68.212 € do 2.0 TD4 diesel de 180 cv.
DESIGN. O Velar vem ocupar um espaço que estava vago entre o compacto Evoque e o Range Rover Sport e assume um corte radical com a imagem dos outros modelos da marca. Talvez seja o mais elegante Range Rover de sempre. As suas linhas suaves e fluidas marcam a diferença face a qualquer outro Range Rover e, embora haja pontes (naturais) com os mais recentes Land Rover, surgem detalhes inovadores como os puxadores de portas retrácteis.
DIMENSÕES. Com 4,8 metros de comprimento, tem uma carroçaria mais compacta do que o Porsche Macan, BMW X4 e Mercedes GLC. É 27 centímetros mais curto do que o seu irmão Range Rover Sport, apesar de só perder para ele 5 cm na distância entre-eixos (2,87 m), semelhante à do Mercedes GLC e ligeiramente superior à do BMW X4 e do Porsche Macan.
HABITÁCULO. Os 2,874 metros de distância entre-eixos permitiram espaço e uma bagageira que oferece 673 litros de volume, que podem chegar aos 1.731 litros com os bancos rebatidos.
Mais do que uma alternativa, é uma aposta para o futuro. Vimos a qualidade dos materiais do tablier realizados com materiais recicláveis e os estofos e forros em têxteis e aplaudimos o resultado...
MOTORES. Por aqui não há grandes alterações. A Range Rover aposta no seu stock de motores e a oferta passa por três opções a gasóleo e duas a gasolina. Do lado dos diesel temos os blocos TD4 de 180 cv e SD4 de 240 cv, para além do 3.0 V6 de 300 cv, uma proposta que impressiona com os seus 700 Nm de binário. No campo da gasolina surgem o 2.0 litros de 250 cv e o 3.0 V6 de 380 cv.
Todos os motores têm acoplada uma caixa automática de oito velocidades e tracção total permanente (para já), o que não é uma boa notícia para o nosso país, onde os 4x4 sofrem as alcavalas da fiscalidade.
POLIVALÊNCIA. Não há nada como "ver para crer", mas será necessário esperar até ao início do Verão para podermos conduzir este modelo. Mesmo assim, e olhando para as características, estamos convencidos que o ADN da Land Rover/Range Rover não foi alterado.
Sabe-se que a altura ao solo foi reduzida para melhorar o comportamento em estrada, mas o sistema pneumático (de série nos motores V6) permite avançar pelos maus caminhos, o que exige mais cuidado para quem utilizar as versões com molas helicoidais.
O "Terrain Reponse 2" e o "All Terrain Progress Control" são uma ajuda tão importante como o arranque a baixas condições de aderência, para já não falar no controlo da descida de declives, que abre as portas as portas das maiores aventuras aos mais inexperientes nestas andanças.
FICHA TÉCNICA
DIESEL | |||
Motor | 2.0 TD4 | 2.0 SD4 | V6 |
Cilindrada (cc) | 1 999 | 1 999 | 2 993 |
Potência máxima (cv/rpm) | 180/4 000 | 240/4 000 | 300/4 000 |
Binário máximo (Nm/rpm) | 430/1 500 | 500/1 500 | 700/1 500 |
Velocidade máxima (km/h) | 209 | 217 | 241 |
0 a 100 km/h (s) | 8,9 | 7,3 | 7,4 |
Consumo médio (l/100 km) | 5,4 | 5,8 | 6,4 |
Emissões de CO2 (g/km) | 142 | 154 | 167 |
GASOLINA | ||
Motor | 2.0 | V6 |
Cilindrada (cc) | 1 997 | 2 995 |
Potência máxima (cv/rpm) | 250/5 500 | 380/5 500 |
Binário máximo (Nm/rpm) | 365/1 200 | 450/3 500 |
Velocidade máxima (km/h) | 217 | 250 |
0 a 100 km/h (s) | 6,7 | 5,7 |
Consumo médio (l/100 km) | 7,6 | 9,4 |
Emissões de CO2 (g/km) | 173 | 214 |